Português

Home/Português

Lisboa está na moda! É o que ouvimos e podemos constatar todos os dias nas ruas, nas lojas e também na nossa escola. Mas não só, o Porto também está assim como todo o país! Duas das cidades mais antigas da Europa, repletas de história, tem feito as delicias de muitos turistas que encontram aqui um clima excelente, muita história, cultura, arte, monumentos, praias e paisagens maravilhosas, gente boa, uma gastronomia tradicional mediterrânica, cheia de sabor e continuamos a ser um país barato. Estes fatores atraem muitos estrangeiros para as nossas duas principais cidades, o que as está a tornar cada vez mais cosmopolitas. 

O português é a quinta língua mais falada no mundo, o que significa que quem aprende português pode usar a língua portuguesa também no Brasil, em todas as antigas colónias portuguesas em África e também em Timor e Macau. São muitos os estrageiros que viajam para estes destinos quer seja por lazer ou por motivos profissionais e que acabam por ter necessidade de saber pelo menos algumas coisas básicas. 

Atualmente vivem em Portugal pessoas de todo o mundo e não vêm só para Lisboa e Porto. Procuram também o interior pela sua simplicidade, pelas aldeias pouco desenvolvidas e ainda muito rurais onde se pode viver num ambiente tranquilo e em comunidades muito genuínas. Aqui, para se viver em comunidade é essencial falar português, caso contrário ficarão presos na própria língua sem poderem no contexto em que estão inseridos.  

Muitos estrageiros vêm apenas de visita mas são muitos os que vêm para viver e ficar com as suas famílias. Alguns já vêm em idade de reforma, outros trazem para Portugal os seus negócios e outros vêm trabalhar para empresas multinacionais. Há ainda muitos estudantes que vêm para as nossas universidades e que têm de ficar por algum tempo. 

Para além das pessoas que vêm ao nosso país, se apaixonam e decidem ficar, temos também as grandes empresas multinacionais (algumas têm trazido para cá as suas sedes) onde trabalham muitos portugueses, mas também muitos estrangeiros que precisam de cursos de português. 

Aprender português para estrangeiros, torna-se, portanto, uma necessidade para estas pessoas e suas famílias. Embora grande parte dos portugueses fale inglês ou francês, viver aqui implica sempre aprender a nossa língua. Num país estrangeiro, não saber comunicar na língua nativa significa isolamento. A integração na comunidade em que se vive e no emprego é fundamental para nos sentirmos bem, sabermos expressar as nossas ideias e sentirmo-nos confortáveis numa conversação. A pronúncia não é fácil e pode não ser perfeita mas o que é importante é comunicar.  

Na nossa escola, desde há muito tempo que temos alunos de Português Língua Estrangeira de várias nacionalidades. Temos tido muitos alunos privados mas acima de tudo em empresas que oferecem formação aos seus colaboradores em várias línguas, mas o Português para Estrangeiros é um dos cursos que mais lecionamos. Não porque a língua oficial dentro das empresas multinacionais seja o português, normalmente é o inglês, mas porque os colaboradores estrangeiros que vêm para o nosso país precisam de viver em comunidade. Mais uma vez, ninguém consegue viver isolado e há sempre o desejo e a necessidade de sentirem que fazem parte de uma sociedade. 

Os nossos professores são excelentes na motivação dos alunos e dispõem de ótimos manuais com vocabulário útil para a vida do dia a dia, textos atuais, diálogos para ouvir e praticar. Nas aulas estimula-se a compreensão da leitura, a produção e interação oral, com muitos exercícios de fonética. As aulas têm acima de tudo uma componente muito prática com simulação de situações do dia a dia, de uma forma divertida e enriquecedora para os formandos e o formador.