MAIS INFORMAÇÕES:

Expandir o seu vocabulário profissional

//Expandir o seu vocabulário profissional

Quando trabalhamos em determinadas áreas, vamos adquirindo vocabulário de uma segunda língua, dessas mesmas áreas, ao longo do tempo. Normalmente essa aprendizagem no próprio local de trabalho demora algum tempo e se precisamos de utilizar vocabulário específico para um relatório ou uma apresentação e se não sabemos, passamos uma má imagem.

Por outro lado, se mudarmos de trabalho, pode haver novamente a necessidade de aprender outro tipo de vocabulário. As nossas necessidades linguísticas vão mudando com o tempo. Mesmo na língua mãe, nunca conseguimos ter um conhecimento enciclopédico de todos os vocábulos e estamos sempre a aprender embora não tenhamos consciência disso. Numa segunda língua, quando começamos a estudar, o nosso leque de vocabulário aumenta exponencialmente de uma forma muito rápida e quando já temos um nível avançado, começamos a reparar em novas palavras de uso menos comum e passamos a gostar de as utilizar e a inseri-las num contexto correto.

Este alargamento do âmbito do vocabulário é de extrema importância para o dia a dia dos profissionais por diferentes razões. Ou porque precisam mesmo para desempenhar as suas funções no dia a dia, ou porque precisam para apresentações, relatórios ou emails, reuniões e negociações.

A áreas da gestão, do marketing, dos recursos humanos, vendas, finanças e saúde são as mais procuradas pelos nossos alunos. A área da saúde nas suas diferentes vertentes, é também muito solicitada. No entanto, há outros setores igualmente importantes.

Atender o telefone pode parecer uma tarefa básica, mas é de extrema importância numa empresa. A empatia que se cria de imediato deixa uma marca na pessoa que está do outro lado e passa uma imagem que tem de ser sempre positiva. Há vocabulário específico e expressões que devemos usar no atendimento das chamadas e que varia consoante o tipo de negócio.

Outras áreas igualmente importantes são as apresentações, a negociação e até mesmo a socialização. Há muitos negócios que se fazem fora da empresa, em jantares e reuniões informais. Nessas situações é preciso saber manter uma conversa numa segunda língua, falar com desenvoltura e criar empatia utilizando as palavras certas.

Na AGILE TRAINING, usamos livros específicos para ajudar os formandos a memorizar o novo vocabulário e a recorrer a ele em diferentes situações. Atualmente, existem manuais de todas as áreas profissionais, elaborados por estudiosos que dedicam parte da sua vida ao estudo das línguas. Estes manuais abrangem vários sectores dentro e uma empresa e vão desde o nível mais básico até ao nível mais avançado. As línguas mais comuns, inglês, francês, alemão e espanhol, todas têm manuais especificamente direcionados para os negócios.

Para além dos livros trabalhados na sala de aula, é importante estar atento e procurar notícias relacionadas com o tema dos negócios. É muito fácil encontrar artigos online ou em jornais e revistas. A leitura é fundamental para a aprendizagem assim como ouvir. Ter a televisão sintonizada em canais informativos estrangeiros é uma maneira muito fácil de aprender ou memorizar novas palavras.

Com a ajuda do professor e a utilização de técnicas que ajudam a memorizar, a realização de exercícios escritos e orais, os alunos vão poder expandir o seu vocabulário, progredir rapidamente e poder destacar-se nas empresas.

2018-02-19T22:13:06+00:00